Fiquei pasma quando descobri esta novidade na passada semana, com o arranque da nova campanha publicitária da LINIC. Os cartazes, que inundam os MUPI’S de Lisboa de uma ponta a outra, apresentam o “belo” Cristiano Ronaldo vestido num elegante fato preto, e anunciam com a tecla caps lock pressionada: “EU USO LINIC!”

Analisando esta imagem, surgiram-me alguns pensamentos. O primeiro, é que o ilustríssimo CR, ídolo de milhares de milhões de criancinhas ao redor do mundo, Dono e Senhor das mais fenomenais faculdades físicas e motoras com um objecto esférico e rolante nos pés, tem caspa. Ora, se o Homem usa LINIC, é porque tem caspa. Ou melhor, já não tem, ou então não usaria o produto em questão... e o (repito) elegante fato preto, comprova esta afirmação, pois que o preto está associado à caspa, ou melhor dizendo, ao desconforto provocado pela caspa quando desprende-se do couro cabeludo e atinge os ombros dos homens. Mas voltemos ao cerne da questão e esqueçam por favor a desagradável imagem mental que vos surgiu agora… O CR usa LINIC.
O segundo pensamento é que as vendas da LINIC irão, sem qualquer sombra de dúvidas, disparar como água fresca no deserto. Até sou capaz de visualizar aqueles gráficos animados com a linha a “rasgar” o topo do papel. Outro efeito que será certamente provocado por esta campanha será o de atingir um público-alvo à partida inalcançável em produtos desta natureza: o das pessoas que não têm caspa. Não me admiraria nada que muito boa gente no nosso país passasse a usar este champô só porque é “O Champô” do Ronaldo.
O terceiro e último pensamento, tem a ver com a questão da imagem do menino de ouro do futebol português e questiono-me o que exactamente terá a ver a LINIC com alguém que já deu a cara por marcas como o BES, a Pepe Jeans, Soccerade, (and last but not least) a Nike. Falamos de marcas fortes, com uma sedimentada presença no mercado e na mente dos consumidores e, certamente com alguma característica que se enquadre com a imagem do Ronaldo: O Bes pela questão da confiança, a Pepe Jeans pela moda, (e ai de quem diga que o CR não é um tipo na moda!), a Nike e a Soccerade pelas razões óbvias do desporto.

Em suma, na minha opinião, tudo passa por uma questão de dinheiro: Por um lado, a LINIC certamente pagou bem, mas mesmo muito bem para que o super-homem do futebol dissesse em alto e bom som e para quem quisesse ouvir: EU USO LINIC! Por outro lado, porque também não acredito que o número 9 da equipa dos Galácticos, estivesse propriamente a necessitar de “rendimentos extra” (se é que assim os podemos chamar)… Mas como a frase dita não é “EU USO QUITOSO”, acaba por não ser tão “grave”… :)

1 Response
  1. Graça Says:

    O CR9 também podia ter dito, eu uso €uros!