Estive há dois dias no El Corte Inglés, para assistir à nova produção realizada pelas mãos do aclamado Quentin Tarantino.

Confesso que não estava com grandes intenções de ver este filme… Após o Kill Bill, deixado a meio por já não estar a aguentar mais o banho de sangue que se desenrolava a minha frente, fiquei com uma espécie de “má-impressão tarantiana”. Mas o convite surgiu de alguém de quem gosto muito e lá fui. E alegro-me muito por isto!

O filme está espectacular! Desde o argumento à fotografia, aos efeitos especiais, aos “planos à Tarantino”, à riqueza de pormenores… tudo! Os actores foram absolutamente escolhidos a dedo e o seu contributo é fulcral para a fantástica trama que nos é apresentada ora sob tensão, ora em tons de comédia, ora em momentos de drama… é de agarrar-se as cadeiras, suster a respiração e, eventualmente, conter as lágrimas.

A história passa-se na França ocupada pela Alemanha Nazi, aquando do 3º Reich. Numa altura em que os judeus são “caçados” como cães e procuram escapar e sobreviver como podem. Uma rapariga judia de 18 anos sobrevive a um autêntico massacre que aniquila toda a sua família e foge para Paris, onde vive sob o disfarce de uma normal parisiense dona de um cinema local. As suas mais dolorosas recordações vêem a tona, quando é obrigada a conviver dentro da sociedade alemã, após conhecer um condecorado soldado nazi, em vias de galardoar-se estrela de cinema. Paralela a esta história, está a do grupo liderado por “Aldo, o Apache” (interpretado por Brad Pitt), que torna-se conhecido entre as tropas alemães, como "Os Sacanas sem lei”. Formado por 8 soldados judeus, entre americanos e ingleses, o objectivo deste grupo é o de destruir a maior quantidade de alemães possível. Cada membro do grupo, contrai uma dívida para com O Apache: A de pagar-lhe 100 escalpes alemães.

Sem qualquer moral, lei ou piedade, Os Sacanas sem lei, matam e esfolam no sentido real da palavra: Espancam até a morte os nazis com tacos de basebol, tiram-lhes o escalpe e os coleccionam! Instaurando o terror por onde passam, são alimentados por uma poderosa e muito bem oleada máquina de guerra aliada.

Adorei! Finalmente é produzido um filme que traduz na íntegra o sentimento de revolta, o mais terrível e mais animalesco, pelo genocídio alemão. É a vingança com V maiúsculo de todo um povo a gritar: MORRAM NAZIS DESGRAÇADOS!!

Satisfazer um instinto selvagem dá incomparavelmente mais prazer do que satisfazer um instinto civilizado.”
Sigmund Freud