Depois do furacão que foi o início deste ano, depois de todas as decisões e acontecimentos importantes que mudaram o rumo da minha vida.. Depois de eu chegar a conclusão de que "Parar era preciso"... Veio Santiago...
Parti em rumo de uma grande aventura, provavelmente uma das maiores da minha vida! Saí de Lisboa com poucas informações a respeito daquilo o que realmente seria o caminho, com apenas algumas noções do que eu deveria fazer quando fosse chegando ao fim de cada etapa, sem Credencial de Peregrino e com apenas um par de tênis...!!! Mas de bilhete de autocarro na mão, de partida marcada para Lisboa, e data de volta em Santiago... Cheia de esperança... Lá fui eu!

Na mochila trazia apenas o essencial: Nada a menos que pudesse precisar, nada a mais que fizesse peso desnecessariamente... Mas no meu coração, na minha mente e principalmente no meu espírito, a carga parecia tão pesada... Eram tantas as dúvidas, tantos os questionamentos, tantos os "porquês"...!!! Mais extraordinariamente havia qualquer coisa (forte, dentro ou fora de mim), que dizia-me, que aquela viagem iria simplesmente mudar a minha vida...
A verdade é que mudou. E todos os minutos de caminhada mostraram-me isto. Conhecer o grupo da Pastoral Universitária do Porto foi como um pequeno milagre. No fim dos 6 dias com eles, aquele pequeno milagre havia tomado forma de carinho, de respeito, de uma amizade muito bonita. Vivemos momentos muito bonitos de partilha, de conhecimento do outro. Através destes momentos, fui apercebendo-me que é assim que realmente conhecemo-nos a nós próprios, não apenas através de profundos momentos de introspecção e de isolamento... Conhecê-los fez-me sentir mais próxima de mim mesma, de um "eu" que sempre acreditei que deveria ser, mas que havia esquecido como era... Fez-me sentir mais próxima de Deus.. Fez-me aperceber do que é Deus pra mim e que esse Deus existe... Apresentou-se claramente como o expoente máximo do amor incondicional que deve existir entre os homens.

Hoje, passado cerca de 1 semana após esta fantástica experiência que não trocava por nada no mundo, sinto-me feliz e em paz. Ainda tenho muitas dúvidas, muitas inseguranças, é verdade! Mas quem não as tem? E quem não às terá sempre? Em maior ou menor nível!! Quanto a isso, não posso fazer nada... O que pode ser diferente em mim agora é a forma como decido ver todas estas questões e como lidarei com elas... Sem deixar que se transformem em verdadeiros fardos para minha alma.

Cheguei a Santiago e apercebi-me que a Caminhada não acabava ali. Pelo contrário, começava! Ali, eu simplesmente fechava a porta ao passado, porque daqui pra frente tudo será diferente e novo.

Deixei a pedra na cruz naquele dia. E nunca mais fui lá buscá-la.
Céu edit post
1 Response
  1. Anónimo Says:

    Uma etapa tão importante na tua vida nina.. Fico mesmo muito feliz por teres conseguído tal final.. É necessário tanta coragem para sair sem rumo, ir ao encontro de algo que se desconhece e o pior de tudo ter esperança que algo mude ou aconteça quando se entra no desconhecido...
    Sem duvido és uma pessoa corajosa ( isso já eu sabia :P ), és capaz de enfrentar algo com pouco mais do que doces palavras, és capaz de viver sem ser correspondida e aguentares, és capaz de coisas que não queria que fosses capaz porque no final feres-te apenas a ti... És como uma versão feminina do Dom Quixote, lutar e lutar contra os infernais moinhos sem nada te demover, ou quem sabe uma Joana D'Arc, lutadora até ao fim :D .

    Chegou altura de pensares somente em ti !