Sexta-feira, 17 de Julho de 2009. O bom tempo e a boa disposição ajudavam a criar a expectativa de um bom fim-de-semana! Na noite de sexta haverá serão em casa de familiares! Boa música, boa companhia, rever pessoas queridas... a receita para uma noite muito bem passada! No sábado, será os anos da sobrinha! Crianças, ar-livre e natureza e mais família. E no domingo, mais aniversário, mais família, com a bela da churrascada em casa da irmã. Entretanto, as 19h de sexta-feira, há um telefonema que muda toda esta programação.

Do outro lado, a voz trêmula da minha irmã diz em tom irónico: "Era para avisar que houve um incêndio cá em casa!" O coração dispara, o suor escorre-me frio pelo rosto, as mãos tremem. A explicar-me o ocorrido, íamos tentando acalmar-nos mutuamente. Ela já estava em casa, havia sido chamada às pressas do trabalho, mais carros de polícia e bombeiros, e não conseguia minimante perceber o que poderia ter acontecido para a casa encontrar-se naquele estado: Eram por volta de 17h e 30min, quando a vizinha da porta ao lado telefona-lhe para o trabalho a dizer que havia fumo a sair de nossa casa. Ao entrar dentro de casa, ela, namorado, colega de trabalho, bombeiros, polícia e companhia lda., dão com uma casa de banho destruída e kilos de fumo a sujar a casa inteira. As razões do incêndio são ainda desconhecidas. Aguardamos (ansiosamente!) pela peritagem. Em suma, foi uma sexta-feita para esquecer! Nada de serão e toca de ir ter com a irmã para todo o apoio necessário, reunir a papelada do seguro e contactar a seguradora! Mas ao que parece, os incêndios só podem ocorrer em horário comercial... qualquer incidente após o fecho de expediente de sexta-feira, terá que aguardar pelo próximo dia útil. Processar essa informação a meio do fumo, do cheiro a queimado e com uma casa de banho destruída não foi fácil. As "Burrocracias" põe-me doente!

No Sábado, após uma noite mal-dormida, mal-alimentada, e obviamente, mal-cheirosa, há que ir as "entidades (in)competentes" buscar as tão necessárias participações, para efeitos de seguro.... Adiantar trabalho, já que a participação do sinistro a seguradora só poderá ser feita na segunda-feira. Não terá sido menos mal-alimentada, nem muito menos mal-cheirosa esta aventura. E definitivamente mal-disposta! Nunca pensei que pudesse tornar-me tão descrente do sistema de segurança pública... são burrocracias atrás de burrocracias! E faltou tempo para tratar da prendinha da sobrinha, mas, à parte da má-disposição contida, a festa de aniversário correu sem mais problemas.

O cansaço e a falta de paciência começam a prejudicar-me o Sábado a noite... e antes que pudesse tornar-me na companhia insuportável de algum amigo querido e preocupado, fiquei por casa a deitar conversa internet abaixo com uma nova (e muito interessante) amiga de Coimbra.

E chega o Domingo e anseio pela Segunda-feira! Já com a paciência a beirar os limites da pré-loucura, a praia a finais da tarde serviu para arrefecer um pouco os ânimos.. resta-me só o agradecimento ao fofo do namorado, que após 26hrs seguidas de trabalho duro e muitos decibéis em cima, foi um autêntico gentleman e satisfez-me a necessidade de mar...

Boa semana!
Céu edit post